É com grande satisfação que vemos reeditado no Brasil “A obra clara” de Jean-Claude Milner. Trata-se de um livro de referência para acompanhar a forma proposta por Jacques Lacan de localizar o lugar da experiência psicanalítica, através de sua distinção, pelos contornos de sua vizinhança com a ciência e a filosofia. Neste trabalho cuida-se de “partir dos lados e do exterior; levar em conta a presença de corpos vizinhos; estabelecer como esses corpos, por sua disposição lateral, determinam a forma de um espaço onde se aloja o objeto. Assim fazem os rios e as cidades, materialmente organizados pelos obstáculos que os encerram e os ignoram....descrever alguns relevos exteriores contra que o discurso lacaniano se chocou, contornou, erodiu, não sem receber deles uma forma e não sem lhes conferir uma”.
Milner parte da asserção lacaniana de que o sujeito do cogito, esse inaugurado por Descartes, na origem mesma da ciência moderna, é o sujeito da psicanálise, o sujeito sobre o qual ela opera. Portanto, esse sujeito posto, suposto e depois excluído pela ciência de seu próprio campo é não apenas o sujeito reincluído pela psicanálise, mas também aquele que lhe aporta uma “função seminal”.
A partir dessa demarcação o autor acompanha como que, ao reinserir o campo da verdade, posto de lado pela ciência, a psicanálise o encontra em um sujeito sem qualidades.
Milner indica como a matematização, que se distingue fundamentalmente da matematicidade, faz as bases para o percurso de Lacan chegar à proposta do matema, que orienta e formaliza a experiência psicanalítica.
Autor: Jean-Claude Milner
Ano: 2023
ISBN: 978-65-80259-01-4
Páginas: 206
Formato: 16x23
Editora: Fantasma
A Fantasma Editora Tem o Compromisso com a Transmissão da Psicanálise em Edições Próprias e Projetos Editoriais Parceiros no Campo Freudiano e Lacaniano. Venha Conferir!